terça-feira, 22 de dezembro de 2015

REGRESSO AO ESTADO


No dia 25 de fevereiro de 1926, a bordo de um navio do Loide Brasileiro, chegaram a Natal, os oficiais e praças da gloriosa e amada Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte que tiveram no dia 20 de dezembro de 1925, ao Estado do Maranhão, defender a legalidade. O povo potiguares os aplausos do Cais ao Quartel – O comandante da corporação, tenente coronel JOAQUIM ANSELMO PINHEIRO FILHO, saúda os seus comandados que honraram o nome da PMRN em terras maranhenses. Dentre as vozes que disseram “PRESENTE” apenas ficou em silêncio a do 2º sargento AUGUSTO AZEVEDO DE SOUZA. Ficara sepultado no solo maranhense, quando defendia o governo de seu país. O sepultamento do bravo sargento Augusto de Azevedo de Souza, verificou-se às três horas da tarde do dia 1º de janeiro de 1925, cujo cortejo foi acompanhado por diversos oficiais e praças ali sediados, até o cemitério da cidade de São José das Flores, e ao baixar ao túmulo falou em nome da PM, o tenente José Vitoriano de Medeiros, que em breves e emocionantes palavras, disse do sentimento da corporação, pelo desaparecimento do bravo companheiro.
EM SEGUIDA, usou da palavra o senhor comandante do 29º B.C,, Capitão Luís Tavares Guerreiro, que visivelmente emocionado, extremou o pesar de toda a tropa sob o seu comando, por ter infausto acontecimento, que ecoou a todo o Estado do Maranhão e repercutiu no Rio Grande do Norte, de onde a vítima era natural
CABO DÁRIO
O Cabo Dário Alves de Veras, no cumprimento do dever, saiu ferido. As demais vítimas pertenciam a outras corporações que ali defendia, a cidade de Flores.
FONTE: LIVRO HISTÓRIA DO BATALHÃO DE SEGURANÇA, autor: RÔMULO C. WANDERLEI – 1969

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A INVEJA E A SOBERBA SÃO OS PIORES COMPORTAMENTOS DE UM SER HUMANO, ENQUANTO, A HUMILDADE E SINCERIDADE SÃO COISAS DE UMA PESSOA QUE DEUS ADORA.